Rádio Duda Campos Show

Radio Duda Campos Show.......Vale apena ouvir de novo...duda campos


O SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE

1. Significado bíblico (Hb 7.1-3).
Melquisedeque é um dos mais fortes tipos de Cristo no Antigo Testamento. O relato de sua vida é o mais curto das histórias do Gênesis (Gn 14.18-20). Entretanto, seu nome é mencionado na profecia messiânica registrada no Salmo 110.4 e nos capítulos 5.6-10 e 6.20-7.28 da Epístola aos Hebreus.


Melquisedeque é apresentado na Bíblia como rei de Salém, que significa “paz”, antiga designação de Jerusalém (Sl 76.2; Hb 7.1). Seu nome provém do hebraico: melek, “rei”, e tsedeq, “justiça, retidão”. Isto é, este homem de Deus era um Rei de Justiça que governava a Cidade de Paz (Hb 7.2). Assim, desde o limiar da História, Deus já havia escolhido Jerusalém para ser o palco da redenção da humanidade.

2. A misteriosa origem de Melquisedeque.
A informação de que Melquisedeque era “sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias e nem fim de vida” (Hb 7.3) vem suscitando, ao longo dos anos, calorosos debates. Alguns têm sugerido que se tratava de um ser celeste. Outros, de uma manifestação pré-encarnada de Cristo. Todavia, a Bíblia limita-se a descrevê-lo como um personagem histórico; era um dos mais perfeitos tipos de Cristo.

3. Abraão e Melquisedeque.
De acordo com Gênesis, capítulo 14, Melquisedeque entra em cena imediatamente após o grande conflito entre os reis babilônicos e palestínicos. Os confederados reis da Babilônia venceram a guerra, e prenderam a Ló, sobrinho de Abraão que, ao saber do ocorrido, logo interveio. O patriarca e seus aliados (Gn 14.13) surpreenderam os caldeus, e libertaram a Ló e os demais cativos. Após a vitória, Abraão encontrou-se com Melquideseque, sacerdote do Deus Altíssimo e rei de Salém (Gn 14.18). Ato contínuo, o patriarca entregou-lhe os dízimos, sendo por Melquisedeque abençoado (Gn 14.19, 20; Hb 7.6). O modo como este se apresenta na História Sagrada revela que ele era conhecido e não precisava ser apresentado.

4. Implicações teológicas.
Os judeus cristãos certamente ficaram surpresos ao serem informados, através da carta aos Hebreus, que Melquisedeque era superior ao patriarca. Para prová-lo, o autor destaca duas verdades. Em primeiro lugar, Abraão deu os dízimos a Melquisedeque (Gn 14.20; Hb 7.2-5). Este fato, por si só, prova que o sacerdócio de Melquisedeque é superior ao de Arão, pois até Levi, por meio de Abraão, “pagou dízimos” ao sacerdote e rei de Salém (Hb 7.6-10). Em segundo, porque Melquisedeque abençoou “o que tinha as promessas”. “Ora sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior” (Gn 14.19; Hb 7.6,7).


Read more: http://www.mefibosete.com/2011/09/quem-e-melquisedeque.html#ixzz1wwL6XXaV

Contador de Visitas

Contador de visitas